Diário Teatral da Coluna – Semana 27 – 01/05/2023 a 07/05/2023

Diário Teatral da Coluna – Semana 27 – 01/05/2023 a 07/05/2023

Nesse mês de estreia, com a intensidade de ensaios e demandas de produção, as publicações desse diário de processo serão mais concisas, diretas. O esforço agora é levantar a peça, fazer com que a máquina da encenação caminhe do começo ao fim, afinando arestas, ajeitando cenas, aprofundando relações e personagens, gerando sentindo de conjunto.

Tivemos enfim a grande junção do elenco com o coro, articulando uma passagem de todo o material, aos trancos e barrancos, para termos uma noção da totalidade da encenação, da potência (e das fragilidades) de onde estamos com nosso processo. Com elenco e coro no palco, temos uma encenação que conta com 20 pessoas, fora a banda, que chega na semana que vem. É uma coisa poderosa, essa presença numerosa, mas é também uma dificuldade manejar as demandas de composição cênica.

Soma-se a isso as demandas do processo de criação da peça, que ainda está em transformação, debatendo as personagens, a relação entre as corpas não normativas que habitam o processo, a incidência desses debates no interior da poética da peça, a relação com as pautas dessas lutas com o que é a narrativa da Coluna Prestes, gerando transformações na estrutura da encenação, no mês de estreia. Processos coletivos passam por essas turbulências, e estamos agora agarrando o furacão na mão para que a peça chegue em um lugar que todas as pessoas envolvidas se identifiquem, se reconheçam no nosso canto de esperança e revolução.

Avante! Até a estreia da peça.

Rolar para cima