Diário Teatral da Coluna – Semana 24 – 10/04/2023 a 16/04/2023

Diário Teatral da Coluna – Semana 24 – 10/04/2023 a 16/04/2023

Os trabalhos seguem com muita intensidade, articulando todas as áreas de criação, definindo a encenação da peça junto da versão final da dramaturgia, nas turbulências do movimento final de trabalho do projeto. O planejamento é simples: amadurecer cenicamente as cenas que estão apontadas na estrutura da peça para organizar uma passagem geral do material. Investimos nas cenas que ainda careciam de trabalho, por um lado, e por outro erguemos algumas cenas novas. Trabalhamos os seguintes quadros: 

·       Mate Laranjeira

·      Cabaré Esperança

·     A Criança e a Revolução

·      1ª Aula de Alfabetização

·      2º Encontro Ângelo e Garcia

·      A Enfermeira e o Comandante

·      No campo de batalha inimigo

·      Firmino Baleado e Luiz

·      Parto de Santa Rosa

·      A despedida de Ângelo e Firmino

Refletindo sobre o material até aqui, levando em consideração questões organizacionais de ensaio, as cenas se tornaram radicalmente nucleares, ou seja, núcleos de personagens definidos que tecem arcos dentro da trajetória geral da Coluna Prestes. O efeito de conjunto ainda é nebuloso, sendo completamente sincero. Com mais uma semana de ensaio conseguiremos passar toda a sequência, para enfim vislumbrar o que é a potência dessa estrutura (ou suas fragilidades).

Outro aspecto organizacional que termina por incidir na encenação é a dinâmica com os ensaios do Coro da Coluna, que acontecem, nesse primeiro mês, em horários separados do elenco. O coro possuí cenas que acontecem com um ou dois personagens do núcleo do elenco, e o caminho será ensaiar separado, convocando alguns atores e atrizes em dias específicos, para que possamos dar conta de tudo. Nessa semana, contando com a criação da coreografa, começamos a desenhar as cenas do Coro, calcadas nas poéticas de travessia, coralidade, ancoradas em movimentações de danças populares, muitas com fortes características afro-diaspóricas, refletindo as diferentes culturas que a Coluna Prestes entrou em contato na sua longa marcha de 25.000 quilômetros. A junção do Coro da Coluna com o elenco será também uma grande aventura. 

 

Seguimos!

Rolar para cima