Diário Teatral da Coluna – Semana 30 – 22/05/2023 a 28/05/2023

Diário Teatral da Coluna – Semana 30 – 22/05/2023 a 28/05/2023

Contagem regressiva: duas semanas para a estreia da peça! Momento em que todas as intensidades se somam, as crises eclodem, as materialidades da peça começam a tomar sua forma definitiva e a encenação se condensa, culminando na peça que será levada a cena. Semana decisiva, de trabalho intenso, coordenando esse imenso time de artistas criadores em direção a forma final do espetáculo.

Seguimos com o trabalho de concentrar as cenas, de organizar radicalmente o material, deixar somente o necessário, aquilo que é o cerne da poética e da narrativa que constitui a peça. Dentro de um projeto ambicioso como esse, que envolve a criação de um drama musicado, com músicas tocadas e cantadas ao vivo, coreografias, movimentações de coro cênico, articulando um time de 25 pessoas, essa etapa envolve muita tensão, típica de momentos como esse.

Estamos nos saindo razoavelmente bem, dado o contexto caótico do processo criativo em toda a sua jornada. A cada ensaio a encenação amadurece, o material ganha uma dimensão coesa, enxuta, no melhor dos sentidos, apontando um acontecimento teatral intenso, politicamente posicionado, referenciando e celebrando a memória da Coluna Prestes mas sem imprimir uma dureza excessivamente histórica, acadêmica, ao desenrolar da trama.

Encerramos os trabalhos dessa semana com a certeza de que temos uma peça, uma narrativa que desenrola as trilhas e encruzilhadas das 8 figuras que escolhemos para enfocar na trajetória da Coluna, com seus encontros, afetos e aprendizados; entre essas personagens, o comandante Prestes. Estamos aportando na embocadura espetacular que perseguimos, uma intensa e esperançosa poética de multidão.

No fim das contas, a sinopse do espetáculo ficou da seguinte forma: “Brasil, década de 1920. A Coluna Prestes rasga o país. Durante a marcha, um grupo de pessoas, dos mais diferentes lugares, forma uma inusitada família, entrelaçando e mudando suas vidas. É com essa gente que Luís Carlos Prestes aprende, forjando seu espírito revolucionário.”

Tá lindo, uma aventura! Vai Coletivo de Galochas! Não é todo dia que se tem essa oportunidade de encenar uma peça de um tema histórico tão relevante contando com esse bando imenso e poderoso no palco, 20 atores e atrizes acompanhados por uma banda de 5 músicos e musicistas, encenando essa passagem icônica da história do Brasil. Viva a Coluna Prestes e um sonho de revolução!

Seguimos, a todo vapor! Até a estreia!

Rolar para cima