Diário Teatral da Coluna – Semana 31 – 29/05/2023 a 04/06/2023

Diário Teatral da Coluna – Semana 31 – 29/05/2023 a 04/06/2023

E chegamos nela, na semana da estreia! Pra quem é trabalhador ou trabalhadora do teatro, essa é uma verdade incontestável: estrear uma peça é fruto de um esforço imenso, uma labuta incomensurável, qualquer coisa como um pequeno milagre, uma dádiva feita de suor, lágrimas e muita dedicação.

“Coluna Prestes: encruzilhadas da marcha da esperança” foi assim, um desses trabalhos com diferentes graus de dificuldades e perrengues de todos os tipos. Um projeto ambicioso, envolvendo mais de 25 pessoas em cena, uma dezena de pessoas nos bastidores, retomando um tema histórico desafiador em meio a um momento presente intenso, contraditório e cheio de conflitos.

Mas atravessamos esse turbulento mar criativo, aportando com nossa Marcha da Esperança, fruto do processo coletivo e colaborativo que esse time imenso de artistas criadores foi capaz de cometer. E a peça está linda, encenando a trajetória de figuras recortadas a contrapelo da historiografia oficial da Coluna Prestes, narrando desde o ponto de vista da base do movimento, fazendo pontes com as lutas do agora.

A cenografia ficou um primor, os figurinos estão estonteantes, capturando as poéticas de deslocamento e Brasil profundo que guiaram a pesquisa. A encenação conta com 8 músicas autorais cantadas ao vivo, com o acompanhamento poderoso de 5 músicos e musicistas, com violão de sete cordas, contrabaixo acústico, sanfona, percussão e piano.  Tudo isso para narrar uma marcha revolucionária, a construção de um sonho de esperança.

Meu agradecimento a todas as pessoas envolvidas nessa criação desafiadora e pulsante. Viva o Coletivo de Galochas! Viva o teatro de grupo e suas possibilidades! Seguimos em cartaz nesse primeiro mês de temporada no Teatro Arthur Azevedo.

A nossa Coluna não vai parar!

Rolar para cima